Carta aberta das integrantes do Talent Press Rio 2019 ao 21º Festival do Rio

Esta carta pública e coletiva surge em função de um problemático e grave episódio vivido pelo crítico Bruno Galindo, participante do Talent Press Rio 2019, após a publicação de seu texto “Intervenção e o filme-bomba” (tinyurl.com/r43ss2q), crítica do longa-metragem “Intervenção”, exibido durante o 21° Festival do Rio.

Após uma reação da produção do filme quanto ao teor da crítica, o Festival tomou a decisão descabida e desproporcional de retirar o supracitado texto da página oficial do evento. Como consequência dessa remoção, todos os textos produzidos pelos e pelas integrantes do Programa foram deslocados para um blog à parte.

Esta carta não é uma autodefesa, mas uma séria e objetiva reflexão. A primeira questão deixada aqui se dá acerca da desproteção que o crítico sente ao ter um texto, não importa por quanto tempo, retirado do ar. Cerceamento de liberdade crítica num festival que, a todo tempo, evoca em seus discursos de apresentação palavras como “resistência” e “democracia” é, nota-se, de uma contradição difícil de mensurar.

Apesar do ocorrido, Bruno escolhe seguir escrevendo e participando do Programa por mover assim, nele e em todos e todas que assinam coletivamente esta carta, um gesto de permanência naquilo que é nosso ofício, nosso trabalho e, particularmente, nossa paixão.

Além disso, fica o sério questionamento, de todos e todas participantes e de dois dos mentores, sobre qual a função e legitimação que este espaço crítico possui, uma vez que, na primeira reação mais efusiva diante de um texto, oriunda única e exclusivamente de pessoas do filme, o festival escolhe desproteger e silenciar uma voz crítica selecionada para um projeto que integra e, mais do que isso, o enaltece internacionalmente.

Ou se respeitam verdadeiramente os espaços de pensamento crítico, ou nem começamos a conversa.

Assinam esta carta:

Bruno Galindo
Adriano Garrett
Chissana Magalhães
Kênia Freitas
Lorenna Rocha
Raquel Morais
Taiani Mendes
Victor Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s